domingo, 2 de outubro de 2011

Lilith - as várias faces de uma mulher

Sou fã da série Supernatural (Sobrenatural, no Brasil).
Me interesso pelas coisas e criaturas citadas, e uma, em especial, me chamou atenção: Lilith.
Não sei dizer de onde veio a curiosidade, mas ando pesquisando sobre ela há muito tempo e econtrei livros que falam sobre ela.
Vou compartilhar parte de minha pesquisa com vocês:

Lilith seria a primeira mulher criada por Deus e teria sido criada do pó da terra, assim como Adão; por isso Lilith seria IGUAL a Adão.
Fala-se que seu nome aparecia na Bíblia cristã, mas foi retirado pelo Vaticano no Concílio de Trento para reforçar o pouco valor das mulheres, ensinando-nos (até hoje) a sermos submissas aos homens.


Uma pista da existência de Lilith pode ser verificada na Bíblia: 

No primeiro capítulo do Gênesis versículo 27 está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." Porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".
Fonte: Wikipédia


 Uma das coisas mais bonitinhas que eu aprendi no meu catecismo foi: Eva foi criada da costela de Adão para que não fosse superior ou inferior, mas sim igual a ele. Nunca acreditei neste conceito. Se Eva tivesse sido criada para ser igual a Adão ela teria sido feita do mesmo pozinho que Adão.
Conta a história de Lilith que ela, feita do pó e não de costela nenhuma, depois de uma discussão sobre Igualdade de sexo, ela foi expulsa do  Éden. 
Dizem também que ela foi a famosa "serpente" que seduziu Eva a comer a maçã proibida que fez com que Adão e Eva também fossem expulsos no Jardim.
Uma coisa da Bíblia que eu nunca entendi:
Adão e Eva forma expulsos do paraíso. Caim mata Abel. Caim vai pra um lugar (que eu não lembro agora), encontra uma mulher e tem um filho com ela de nome Enoque, desenvolve uma prole e funda uma cidade de mesmo nome. Minha dúvida vem de uma lógica simples: Se Eva era a única mulher da Terra e Caim não deitou com a própria mãe,quem seria a mãe de Enoque se não foi Lilith? 

Existem outras interpretações acerca da figura de Lilith, como por exemplo, a que Ben-Sira contou para Nabucodonosor: Lilith teria sido a primeira feminista e a primeira a se rebelar contra o sistema patriarcal da coisa toda. Lilith não teria aceitado a posição inferior durante as relações sexais. Reinvidicou diversas vezes ao criador e não sendo atendida teria abandonado Adão. Três anjos enviados por Deus foram a procura dela na tentativa de fazê-la voltar, ameaçaram afogá-la, mas ela recusou-se. Deus então a condenou a perder 100 filhos por dia. Lilith então teria se juntado a legião dos 200 anjos caídos (incluindo Lúcifer) e teria 'casado' com o anjo Samael que foi o cara que seduziu Eva no Éden. 

A mitologia Suméria diz que Lilith era um demônio responsável pelas tormentas nos mares, isso por volta do ano 3.000 a.C. Ela chegou a ser cultuada, representada na figura da Lua, pois teria suas fases boas e ruins.

Segundo a Mitologia hebraica (a mais difundida), Lilith era um demônio. Reza a lenda que  Lilith teria 100 filhos por dia: as mulheres eram chamadas de Súcubos e os homens de Íncubus. Eles se alimentavam da energia liberada durante o ato sexual e manipulavam os sonhos humanos. Seriam eles os responsáveis pelas poluções noturnas. Dizem que em seus ataques, Lilith esmagava o peito dos homens, o que seria uma vingança pelo fato de ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão durante as relações sexais, assim como a sua habilidade de cortar pênis com a vagina (lenda espalhada pelo catolicismo medieval).
_________________________


Na Astronomia, Lilith é o asteroide 1.181, descoberto em fevereiro de 1927. Astrologicamente, Lilith é um ponto que se averigua mediante as posições da Terra e da Lua. Seu símbolo é uma lua negra e representa todos os desejos mais inferiores, mais ocultos, mais nefastos que existem em nosso infraconsciente. Alguns astrólogos renomados consideram que na “casa” onde ela se encontra, pode haver uma exacerbação do que temos de pior em nossa sexualidade.

Já dentro da Filosofia Gnóstica, o Inferno da Terra é regido por dois demônios, Lilith e Nahemah. Nahemah rege as duas primeiras Esferas, ou Círculos Dantescos, onde vibra uma classe de infra-sexualidade ligada ao adultério, às paixões, à bigamia, à fornicação etc. Lilith dirige as outras 7 Esferas infernais, onde reina a sexualidade mais depravada, onde se vê o homossexualismo e o lesbianismo, a masturbação e as taras e fantasias sexuais mais horrendas que se possa imaginar.
Fonte: 
http://www.gnosisonline.org/textos-especiais/lilith-a-lua-negra/
___________________________
Na série Supernatural Lilith é um demônio,na verdade, o primeiro demônio a ser criado e mãe de todas os demônios, sendo portanto, a mais poderosa entre eles. Aparece na 3ª temporada e é morta por Sam no último episódio da 4ª temporada. Ela é um dos 66 selos que abrem as portas do inferno para que o Apocalipse aconteça na terra.
___________________________
Uma coisa é certa: Lilith é uma figura que representa a liberdade sexual feminina e por isso causou tanto medo aos homens. Parece que cada parte dessas lendas se liga, em pelo menos um ponto. Quero também deixar claro que sou curiosa, e muito mais curiosa no que diz respeito a este mundo do ocultismo. Como alguns devem saber, já fui membro de uma religião pagã ( e não vem ao caso relembrar estas coisas). Estudei muita coisa e uma delas foi a figura de Lilith e outras tantas. Em Lilith encontrei respostas para várias  lacunas deixadas na Bíblia. 
Alguém aí aprendeu no catecismo católico ou nas escolas dominicais protestantes que Abel tinha uma irmã gêmea? E que a razão pela qual Caim o matou foi devido ao desposamento de sua irmã por Abel? A Bíblia, com todo respeito, foi manipulada demais pelas pessoas responsáveis por traduzi-las à mão, atendendo aos seus interesses políticos, econômicos e sociais. Este texto é apenas resultado dessa minha imensa curiosidade e nada tem com minhas crenças.

Links: http://www.gnosisonline.org/textos-especiais/lilith-a-lua-negra/
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-77011997000100005&script=sci_arttext&tlng=en
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lilith

Nenhum comentário:

Postar um comentário