domingo, 20 de novembro de 2011

Minha consciência negra

Brasileiros.
Miscigenados.
Sangues Misturados.

Quem aqui não é preto?
Quem aqui não é negro?
Negro na cor,
No cabelo.
Na boca,
No olho,
No jeito.

Quem no Brasil não é negro?
Imagem de divulgação do Dia da Consciência Negra
em Olinda - PE.
 Arte: Anizio Silva - Foto: Passarinho/Pref.Olinda 
No suor,
Na força,
No músculo,
Na resistência.

Quem no Brasil não é negro?
Quem aqui não é preto?
Quem aqui
Em sua alvura não tem
Sangue de escravo?

Quem aqui não é afro?
Quem aqui não tem sangue
de afro?
Quem aqui não descende
de afro?
Quem no Brasil não é miscigenado?

Consciência Negra.
Consciência brasileira.

Cabelo crespo,
Pele corada,
Vim da senzala,
Sou de raça
Sou descendente da África.

Não tenho vergonha
da minha pele,
do meu corpo,
do meu povo.

Minha consciência é negra,
e a sua?

--
Amanda de Souza
Estudante universitária cotista racial.

3 comentários:

  1. Obrigada Milton! Seja bem vindo ao meu espaço, agradeço pelo comentário e de peito aberto desejo que voltes sempre...

    Obrigada Kauna! Quem de nós não tem um tiquinho de sangue afro correndo nas veias não é mesmo?

    Beijão pra Vocês!

    ResponderExcluir