sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Se eu fosse eu ou quem eu sou

Estava procurando vídeos no You Tube. Eu não sabia bem o que estava procurando, só sabia que procurava alguma coisa que me prendesse a atenção num dia frio e nublado como hoje.
Deparei com uma interpretação de Clarice Lispector por Aracy Balabanian.  Clarice completa muitos pensamentos meus e de muita gente, por vezes acaba se tornando um tanto clichê, mas Clarice é Clarice e é visceral por muitas frases.
O título do Vídeo é Se eu fosse eu.
Ah! Se eu fosse eu... Seria exatamente do jeito que Clarice descreve: "Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua, porque até minha fisionomia teria mudado. Como? Não sei" 

Se eu fosse eu, não teria me deixado ser tão manipulada, tão massacrada, tão mal interpretada. Aliás, eu não me preocupo tanto com isso. Mas socialmente, familiarmente as pessoas tem que ser outras, tem que adotar outras posturas,outras palavras, outras expressões. Tudo isso vai matando o que se é por dentro.
E o que se é por dentro?
É aquilo que não é tão superficial quanto a gente parece ser por fora... É alguma coisa mais profunda, mais secreta...
Ah... se fosse eu aquilo que sou por dentro...
Mas vou ensaiando. Tentando ser o que eu sou. E mesmo com pouquíssimas mudanças, algumas pessoas já não entendem.
Quem sou eu? Não sei.
Sei que eu não sou aquela que bebia irresponsavelmente para afogar mágoas, dúvidas e tristezas e alegrias. Também não sou nenhum pouco modesta (eu li Schopenhauer).
Eu sou aquela que dorme demais nas férias, que lê, que escreve, que pensa, que busca ser livre. Imprevisível, por isso não aceito conceitos de mim.

eu sou toda coração

eu sou toda coração


*Imagens retiradas do site Ideias de fim de semana.

Um comentário:

  1. Pois é, nega.
    Sei bem o que é isso tudo que Clarice e você diz.
    Nossas almas aspiram algo a mais... E infelizmente nos limitam...

    Mas o bom é não se definir por rótulos ou clichês, afinal, ouvi certa vez que quem se define se limita...

    ResponderExcluir